“Tragédia no Pantanal: queda de avião mata arquiteto de renome mundial e choca a arquitetura”

As autoridades investigam as circunstâncias da queda

Foto: Imagem em destaque

Na noite de terça-feira (23), um acidente aéreo abalou o Pantanal sul-mato-grossense e deixou quatro vítimas fatais. A aeronave de pequeno porte caiu na zona rural de Aquidauana, próxima à Fazenda Barra Mansa, região turística conhecida por receber visitantes do Brasil e do exterior.

Entre os mortos estão o arquiteto paisagista chinês Kongjian Yu, um dos maiores nomes da arquitetura contemporânea; os cineastas brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Junior; além do piloto Marcelo Pereira de Barros.

Yu, professor da Universidade de Pequim e diretor do prestigiado escritório Turenscape, estava no Brasil desde o início de setembro para participar de eventos e gravações. Recentemente, havia marcado presença na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Reconhecido mundialmente pelo conceito das “cidades-esponja” — projeto urbanístico que reduz enchentes e otimiza o uso da água em áreas metropolitanas —, Kongjian Yu deixa um legado inovador, com obras em mais de 70 cidades pelo mundo.

As autoridades investigam as circunstâncias da queda.