Trump reage à condenação de Bolsonaro e fala em possível resposta militar dos EUA

A repercussão internacional da condenação de Bolsonaro cresce, e a manifestação de Trump amplia o debate sobre possíveis impactos na relação entre Brasil e EUA

Foto: Imagem em destaque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta quinta-feira (11) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Trump afirmou estar “surpreso” com a decisão e comparou o processo brasileiro às ações judiciais das quais também foi alvo em seu país.

“Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso possa acontecer. Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil e ele é um bom homem”, declarou o republicano ao deixar a Casa Branca rumo a Nova York, onde acompanharia um jogo de beisebol.

A fala ocorre em meio a uma escalada de tensão diplomática. Nesta semana, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou que os Estados Unidos poderiam “usar meios militares” para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”, em referência direta ao julgamento do STF.

A repercussão internacional da condenação de Bolsonaro cresce, e a manifestação de Trump amplia o debate sobre possíveis impactos na relação entre Brasil e EUA.

Fonte: Jornal da Cidade Online