Lula recebe aposentadoria de R$ 12,5 mil como anistiado; benefício foi alvo de tentativa de fraude
A revelação reacendeu o debate sobre o pagamento de aposentadorias a políticos anistiados e a vulnerabilidade do sistema eletrônico do INSS
| Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe mensalmente R$ 12,5 mil de aposentadoria como anistiado, segundo informações confirmadas pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e reveladas em reportagem do jornal O Globo nesta terça-feira (30.set.2025).
O benefício foi concedido em 1993, após decisão da Comissão Especial de Anistia, homologada pelo então ministro do Trabalho Walter Barelli. A aposentadoria tem efeito retroativo a 5 de outubro de 1988 e chegou a ser questionada em 2009, mas o Ministério Público Federal (MPF) considerou o ato legal.
Tentativa de fraude em 2023
De acordo com documentos enviados à CPMI do INSS, em março de 2023, golpistas tentaram transferir o pagamento da aposentadoria de Lula para uma conta bancária no Pará. O pedido teria sido feito de forma remota, por meio do sistema Meu INSS.
A fraude, no entanto, foi bloqueada a tempo, e não houve prejuízo financeiro. A conta indicada estava em nome de Francisco Cardoso, deficiente visual que também recebe benefício do INSS. Ele afirmou à Polícia Federal que teve seus dados usados sem autorização.
O MPF concluiu que não havia elementos suficientes para identificar o responsável pela fraude e arquivou o inquérito.
Repercussão
A revelação reacendeu o debate sobre o pagamento de aposentadorias a políticos anistiados e a vulnerabilidade do sistema eletrônico do INSS.