URGENTE: Moraes determina inquérito contra crime organizado no RJ

Foto: Imagem em destaque

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal ([STF], anunciou nesta quarta-feira (5) a abertura de um inquérito para investigar a atuação do crime organizado no Rio de Janeiro.

A investigação será conduzida pela Polícia Federal, com foco em duas frentes principais: o rastreamento de esquemas de lavagem de dinheiro envolvendo facções e milícias e a apuração da infiltração orgânica dessas organizações criminosas no poder público.

Moraes afirmou que o propósito é desarticular tanto os operadores locais quanto a estrutura financeira que sustenta essas organizações ilícitas, que atuam integradamente em nível nacional.

Além disso, o ministro requisitou imagens da recente operação policial contra o Comando Vermelho nos complexos da Penha e do Alemão para avaliar possível uso excessivo da força policial.

O caso é acompanhado com atenção pelo STF e a atuação da Polícia Federal é considerada essencial para reduzir a violência e retomar o controle das áreas dominadas pelo crime organizado.

Está a surgir a dúvida se o governador Cláudio Castro será um dos alvos da investigação.