ESCÂNDALO: Lula cria a 'Casa da Janja', um escândalo histórico!

O texto altera a legislação de 2023 sobre a composição e o funcionamento do gabinete presidencial, incluindo agora o apoio ao “cônjuge de presidente da República no exercício das atividades de interesse público”

Foto: Montagem

O petista Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto nº 12.604, que amplia as atribuições da primeira-dama Janja dentro do Palácio do Planalto.

O texto altera a legislação de 2023 sobre a composição e o funcionamento do gabinete presidencial, incluindo agora o apoio ao “cônjuge de presidente da República no exercício das atividades de interesse público”.

Na prática, o decreto permite que a primeira-dama utilize recursos administrativos, de pessoal e de logística do Planalto em suas iniciativas, abrindo espaço para o que parlamentares estão chamando de “Casa da Janja”.

O Gabinete Pessoal é responsável por organizar a agenda e o cerimonial presidencial, redigir pronunciamentos, administrar correspondências, cuidar do acervo privado do presidente e zelar pela conservação dos palácios e residências oficiais. Atualmente, a estrutura conta com 189 cargos e é chefiada por Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola.

O deputado Nikolas Ferreira criticou duramente a decisão:

“Lula assinou um decreto criando uma espécie de 'gabinete paralelo' para a primeira-dama. Servidores públicos agora poderão ser designados para assessorá-la em suas 'atividades oficiais'. Em vez de reduzir a máquina pública, o governo prefere ampliá-la. André Fernandes e eu apresentaremos um PDL para sustar esse decreto e um pedido de informação ao Executivo. Enquanto o país trabalha, Lula cria cargos para sua esposa. Não deixaremos isso acontecer.”

O senador General Mourão também se manifestou:

“O decreto nº 12.064, do presidente Lula, que criou aquilo que estão chamando de 'Casa da Janja' é um escândalo histórico e uma vergonha! Não é razoável colocar quase 200 cargos públicos à disposição da primeira-dama, que não teve voto algum. Lula quis criar uma 'cobertura legal' para os caprichos da esposa. Enquanto o povo tão sofrido paga pela incompetência da gestão petista, Lula mistura o privado com o público, priorizando o interesse individual ao invés do coletivo. No Congresso, vamos barrar essa imoralidade.”

A oposição promete reação firme no Congresso para tentar derrubar o decreto e responsabilizar o governo por uso indevido da estrutura pública.

Fonte: Jornal da Cidade Online