| Foto: Montagem |
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes deu mais um passo na ofensiva contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, encaminhando ao Superior Tribunal Militar (STM]) a determinação para que seja avaliada a possível perda da patente do capitão reformado do Exército.
A medida foi incluída no mesmo despacho que certifica o trânsito em julgado da ação penal referente ao suposto golpe de Estado, que culminou com a condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão.
Embora Bolsonaro esteja na política há mais de três décadas, ele mantém formalmente sua condição de militar da reserva. A cassação da patente depende de decisão específica da Justiça Militar, que só poderá ocorrer após o esgotamento das possibilidades de recurso na esfera criminal — etapa considerada concluída por Moraes.
Esse novo capítulo aumenta ainda mais a gravidade do caso e pode representar uma perda formal e simbólica importante para Bolsonaro, reforçando sua inelegibilidade e afastamento definitivo das Forças Armadas.
Fonte: Jornal da Cidade Online / Record News / Veja