Morre Jonathan Rodríguez, preso político venezuelano com autismo
| Foto: Imagem em destaque |
Jonathan Rodríguez, jovem pescador do Estado de Aragua, na Venezuela, morreu após grave deterioração de saúde decorrente de mais de seis meses de prisão em condições precárias. Ele tinha autismo e foi hospitalizado por uma severa infecção pulmonar, que não resistiu aos tratamentos.
Rodríguez foi detido arbitrariamente pela Guarda Nacional Bolivariana em 29 de julho de 2024, sem ordem judicial, no contexto da repressão pós-eleitoral venezuelana. Foi levado ao presídio de Tocorón, conhecido pela falta de assistência médica e condições desumanas, fatores agravantes de seu estado de saúde.
Apesar de ter sido libertado após mais de seis meses preso, sua saúde estava tão debilitada que logo foi internado novamente e faleceu devido à infecção pulmonar. Organizações de direitos humanos responsabilizam o regime de Nicolás Maduro pelas condições desumanas e pelo colapso do sistema de saúde que contribuíram para sua morte.
A líder da oposição, [translate:María Corina Machado], expressou solidariedade à família e amigos de Jonathan, afirmando: “Com profunda tristeza, envio minhas orações e forças à sua família e amigos”.
Fonte: Comité por la Libertad de los Presos Políticos / Jornal da Cidade Online</