MORAES AGRADECE LULA após fim de sanções: 'A verdade venceu', diz ministro!
| Foto: FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL |
O ministro do STF Alexandre de Moraes agradeceu publicamente o presidente Lula após o governo dos EUA retirar as sanções da Lei Magnitsky contra ele, sua esposa Viviane Barci e a empresa Lex. Em evento em São Paulo, Moraes afirmou: “A verdade prevaleceu”.
"A verdade venceu hoje, presidente. Em julho, quando o Supremo se reuniu na presidência para tratar dessas sanções contra o Poder Judiciário brasileiro, eu pedi ao presidente que não ingressasse com nenhuma ação, que não tomasse nenhuma medida, porque eu acreditava que a verdade, no momento que chegasse às autoridades norte-americanas, prevaleceria."
— Alexandre de Moraes, ministro do STF
Discurso de vitória institucional
- Objetivo: Exaltar diplomacia brasileira e soberania nacional
- Crítica velada: Ministro afirma que Judiciário não se vergou a ameaças
- Reconhecimento: Agradece esforço de Lula pela atuação diplomática
Vitória para quem?
Moraes considerou o fim das sanções como uma vitória do Judiciário, da soberania nacional e da democracia brasileira. O ministro destacou que o Brasil dá exemplo de democracia a outros países.
Repercussão e cobrança
Enquanto Moraes celebra, a direita cobra explicações sobre censura, lawfare e perseguição política ao presidente Bolsonaro. O ministro garante: “O Judiciário brasileiro não se vergou a ameaças, coações e não se vergará, e continuará com imparcialidade, seriedade e coragem”.