URGENTE: Confira a mensagem de Nicolás Maduro enviada da prisão
| Foto: Imagem em destaque |
Nicolás Maduro, preso no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn desde 5 de janeiro após captura em Caracas, comunicou por meio do filho Nicolás Maduro Guerra ("Nicolasito") que está "bem" e "forte", pedindo aos apoiadores que não fiquem tristes. "Os advogados nos disseram que ele está forte. Disse para não ficarmos tristes, que 'nós estamos bem, somos lutadores'", declarou o deputado chavista em vídeo durante marcha de cerca de mil pessoas no oeste de Caracas, no aniversário da posse fraudulenta de Maduro. Nicolasito alertou para "traições" internas no chavismo e prometeu retorno do pai.
A manifestação, com gritos de "Maduro e Cilia são nossa família!", marcou ausência de líderes como Jorge Rodríguez, Diosdado Cabello e presidente interina Delcy Rodríguez, que em Petare jurou: "Não vamos descansar até ter o presidente de volta". Paralelamente, o governo interino inicia retomada diplomática com EUA - rompida em 2019 - e libertou 16-21 presos políticos, longe dos 800-1.200 estimados por ONGs. Trump advertiu Delcy de pagar "preço maior que Maduro" se não estabilizar o país.
Maduro e esposa Cilia Flores enfrentarão juiz Alvin K. Hellerstein em 17 de março por narcoterrorismo, importação de cocaína e armas desde 2020. Nicolasito também é acusado. A operação americana de 3 de janeiro matou 40, majoritariamente militares da segurança presidencial.
Fontes:
Vídeo de Nicolasito Maduro Guerra e marcha chavista, reportados pela Gazeta Brasil, 11/01/2026