URGENTE: TRUMP emite alerta aéreo militar afetando o Brasil

Foto: O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o dos Estados Unidos, Donald Trump (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Roberto Schmidt/AFP

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) emitiu alertas a companhias aéreas sobre riscos elevados ao sobrevoar áreas da América Central e partes da América do Sul, incluindo México, Equador, Colômbia e leste do Oceano Pacífico. Os avisos citam possíveis ações militares e interferências em sistemas de navegação por GPS, com validade inicial de 60 dias a partir desta sexta-feira (16/01/2026). Companhias aéreas brasileiras foram diretamente notificadas para reforçar a cautela em rotas na região.

Os alertas ocorrem em contexto de tensões crescentes após o governo do presidente Donald Trump intensificar operações militares no Caribe, com ataques contra a Venezuela, prisão de Nicolás Maduro e apreensões de petroleiros ligados ao regime. Incidentes recentes, como quase colisões entre aviões civis e militares dos EUA perto da Venezuela, reforçam a necessidade de precaução. A FAA busca evitar situações perigosas em meio à instabilidade regional.

Fotos citadas: Imagem do Jornal da Cidade Online