Evo Morales Vive Recluso em Floresta Boliviana Sob Proteção de Aliados, Relata Jornal Americano
Morales é alvo de um mandado de prisão sob acusações de tráfico humano e de engravidar uma menor de idade, alegações que ele classifica como politicamente motivadas
Foto: Getty |
O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, encontra-se em reclusão em um complexo na região de Lauca Eñe, a cerca de quatro horas de La Paz. Segundo o jornal The New York Times, Morales está isolado e protegido por aliados para evitar uma possível prisão.
Morales, que governou a Bolívia por três mandatos a partir de 2006 e foi o primeiro presidente indígena do país, está impedido pela Justiça de concorrer a novos cargos. Ele é alvo de um mandado de prisão sob acusações de tráfico humano e de engravidar uma menor de idade, alegações que ele classifica como politicamente motivadas.
Mesmo impedido de participar das eleições, Morales mantém influência sobre setores do Movimento ao Socialismo (MAS) e em áreas rurais, onde é visto como um símbolo de inclusão social. Em um gesto de protesto, ele pediu que seus apoiadores anulem o voto na eleição presidencial que se aproxima. Analistas consideram que essa manobra pode beneficiar a oposição de direita.
De seu refúgio, Morales continua ativo, transmitindo programas de rádio e reforçando sua posição como líder indispensável para o futuro do MAS e da Bolívia.
Fonte: Notícias ao Minuto