Prefeito de São Bernardo do Campo Afastado do Cargo e Usará Tonozeleira Eletrônica Após Operação da PF

 decisão judicial, determinada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), ocorreu em decorrência da deflagração da Operação "Estafeta"  pela Polícia Federal

Marcelo Lima (Podemos) será substituído no cargo pela vice-prefeita, Jéssica Cormick (Avante) (Foto: Redes sociais, Reprodução)

Na manhã desta quinta-feira (14/08), o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Marcelo de Lima Fernandes (Podemos), foi afastado de suas funções e obrigado a usar tornozeleira eletrônica. A decisão judicial, determinada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), ocorreu em decorrência da deflagração da Operação "Estafeta" pela Polícia Federal.


Investigação de Corrupção e Lavagem de Dinheiro

A Operação "Estafeta" apura supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, com foco em uma organização criminosa que teria se infiltrado na gestão municipal. Um dos alvos centrais da operação é Paulo Iran Paulino Costa, apontado como o operador financeiro do esquema de propinas. Costa, que está foragido, atua desde 2022 como assessor parlamentar no gabinete do deputado estadual Rodrigo Moraes (PL).


Origem da Investigação e Medidas Judiciais

A investigação foi iniciada após a apreensão de R$ 14 milhões em espécie com um servidor público. A operação, autorizada pelo TJ-SP, cumpre mandados de prisão e de busca em diversas cidades da região do ABC paulista, incluindo São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema. Além do afastamento do prefeito, as medidas judicial.